Início / Projetos / Projeto Atlas / Dicionário de Libras

Dicionário de Libras

Contextualização

Diante de termos muito específicos da área de computação, o aluno surdo encontra maiores dificuldades para compreender os termos da literatura específica. Não só o aluno, mas também o intérprete que não possui a formação da área, encontra dificuldade ao intermediar o conteúdo para o aluno. Assim, a proposta feita é a de projetar e desenvolver uma aplicação de uma dicionário digital, para dispositivos portáteis, de libras com termos específicos da computação e informática, padronizando símbolos e facilitando o aprendizado do aluno deficiente auditivo e comunicação dentro da área científica computacional.

Problemática

Em detrimento da nomenclatura específica da linguagem de programação, o aprendizado da parte dos alunos deficientes auditivos é comprometido. Assim o projeto propõe a padronização de símbolos, em libras, voltados à área da computação, compilados num dicionário digital em dispositivos portáteis, para facilitar o aprendizado em cursos de computação e programação.

Objetivo

O objetivo desta sub vertente do projeto ATLAS é entrar de acordo com a comunidade surda, visando a implementação e adoção dos símbolos propostos, e, futuramente, da aplicação do dicionário mobile que carregará esses símbolos.

Justificativa

Aumentar e facilitar a inclusão de alunos surdos e deficiente auditivos nos campos voltados à computação e programação, em cursos e empregos da área.

Metodologia

Uma pesquisa de extensão, tendo como ponto base o artigo “Concepção de um Aplicativo para a Inclusão de Alunos com Deficiência Auditiva em Cursos de Ciências da Computação: Um Dicionário de Libras Contendo os Termos Da Área”, proposto por José Hyago C. de Medeiros, et al., seguindo para a implementação e aperfeiçoamento da ferramenta proposta, seguido de produções científicas detalhando o processo da construção dela.


Baixar Aplicativo

(.apk)