Início / Projetos / Projeto Atlas / ChatBot Lira

ChatBot Lira

Contextualização

Baseado nos meios de comunicação que se utilizam de Mensagens Instantâneas (IM), os ChatBots são tecnologias emergentes excepcionalmente promissoras, pois automatizam o processo de transferências de IM, facilitando o uso de tecnologias em determinadas áreas, uma delas sendo o meio educacional.

image

Problemática

O Chatbot Lira tem como proposta a realização de três funções primárias: identificar o nível cognitivo de uma questão de avaliação, auxiliar o professor na elaboração de um objetivo educacional, e sugere a mudança de nível para uma questão de avaliação. Esse, porém, é o conceito básico, o qual será expandido na ramificação do projeto ATLAS.

Objetivo

O objetivo da ramificação do Projeto ATLAS com base no Chatbot Lira é expandir sua usabilidade, primeiramente tendo como base conceitos não utilizados no trabalho principal, sendo também uma possibilidade estendê-lo para o uso de uma Inteligência Artificial (IA), algo que poderia deixar o ChatBot mais rápido.

Justificativa

Auxiliar os professores à nivelar as questões de avaliações que os mesmos propõem aos seus alunos, propondo assim questões mais balanceadas para os níveis cognitivos dos mesmos.

Metodologia

Pesquisa de extensão, tendo como ponto de partida o artigo central “Lira: Um Chatbot para auxiliar Professores na Identificação dos Objetivos Educacionais” proposto por Rafaella Patrício da Silva Mendes, seguido pela produção de artigos detalhando o processo de expansão do Chatbot e da implementação da Inteligência Artificial.